Projetos de Pesquisa

 

2012 - Atual

Desempenho, qualidade de carne e reciclagem dos dejetos de ovinos alimentados com dietas contendo glicerina bruta

  Descrição: Objetivo do subprojeto é avaliar o desempenho produtivo e qualidade da carne de cordeiros alimentados com doses crescentes de glicerina bruta, além de promover a reciclagem dos dejetos produzidos durante o confinamento. Para isso serão utilizados 20 cordeiros sem raça definida (SRD), não castrados com 60 dias de idade e peso médio de 15 kg. Os animais serão confinados e submetidos a quatro tratamentos: 0, 2,5, 5,0 e 7,5% de inclusão de glicerina bruta na matéria seca (MS) da dieta em substituição ao milho. As dietas serão isoprotéicas e isoenergética e formuladas para um ganho médio de 250 g/dia. Durante o confinamento será avaliado: consumo, digestibilidade dos componentes da dieta e desempenho produtivo de cordeiros em confinamento. Após o confinamento será feito o abate dos animais onde pretende-se avaliar o efeito das dietas sobre: o crescimento e desenvolvimento dos componentes corporais, características morfológicas, instrumentais, composição química e atributos sensoriais da carne de cordeiros. Os dejetos produzidos durante o experimento serão utilizados em co-digestão com glicerina bruta, nas doses de 0; 5; 10 e 15% (dos sólidos totais adicionados no biodigestor). Para medir o efeito da adição da glicerina bruta na biodigestão serão avaliados os potenciais de produções de biogás e metano, as reduções de sólidos totais, sólidos voláteis, demanda química de oxigênio, celulose, hemicelulose, lignina, assim como as reduções nos números mais prováveis (NMP) de coliformes totais e termotolerantes. O biofertilizante produzido durante a biodigestão anaeróbia será utilizado na adubação de Brachiaria brizantha cv Piatã.. Serão testadas as doses 0, 100, 200 e 300 kg equivalente N.ha-1 sobre as características produtivas, morfogênicas, estruturais e qualitativas do capim.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 3) . 
Integrantes: Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes - Integrante / Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Fernando Miranda de Vargas Junior - Integrante / José Carlos da Silveira Osório - Coordenador / Hélio de Almeida Ricardo - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro..

2011 - Atual

Co-digestão dos dejetos de suínos com crescentes níveis de adição de óleo de descarte e lipase

  Descrição: Este trabalho será conduzido com o objetivo de realizar a co-digestão dos dejetos de suínos com diferentes níveis de adição de óleo de descarte, onde serão observados os rendimentos em biogás e metano, principalmente, e na seqüência desta etapa, conduzir um novo ensaio repetindo-se a co-digestão dos substratos que apresentaram queda no desempenho em função dos elevados níveis de óleo na composição com a adição de lipase. A primeira etapa da pesquisa compreenderá o abastecimento de biodigestores batelada, com substratos contendo dejetos de suínos e diferentes níveis de inclusão de óleo de descarte (0; 5; 10; 15 e 20% do volume dos biodigestores) a fim de verificar a influência destes níveis sobre o desempenho do processo. Serão avaliadas as produções de biogás e metano, bem como os potenciais de produções considerando-se as quantidades de ST, SV e DQO adicionadas e reduzidas, além das reduções dos NMP de coliformes totais e termotolerantes e da qualidade do biofertilizante (N, P e K). De posse dos resultados, para a segunda etapa serão selecionados os substratos cujos níveis de óleo apresentaram efeitos prejudiciais (menores produções de biogás e metano e menores reduções de ST, SV e DQO) sobre o desempenho dos biodigestores. Estes níveis serão avaliados novamente no processo de biodigestão anaeróbia após a inclusão de doses crescentes de lipase (0,05; 0,10; 0,15; 0,20 e 0,25% do volume de carga) aos substratos, em biodigestores batelada. Nesta etapa serão avaliadas as produções de biogás e metano, bem como os potenciais de produções considerando-se as quantidades de ST, SV e DQO adicionadas e reduzidas, além das reduções dos NMP de coliformes totais e termotolerantes e da qualidade do biofertilizante (N, P e K).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 2) . 
Integrantes: JORGE DE LUCAS JUNIOR - Integrante / Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes - Integrante / Natália da Silva Sunada - Integrante / Débora Maurício Manarelli - Integrante / joão paulo rodrigues - Integrante / Rafael Gauchinho Rodrigues - Integrante / Laura Costa Alves de Araújo - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.

2011 - Atual

Co-digestão de dejetos gerados por ovinos confinados e diferentes doses de glicerina bruta

  Descrição: A co-digestão dos dejetos de ovinos com a glicerina bruta desponta como uma alternativa promissora e que atende as necessidades atuais para a disposição adequada de resíduos. O projeto será desenvolvido com o objetivo de acompanhar o desempenho do processo de co-digestão anaeróbia empregando-se diferentes teores de glicerina bruta em associação com os dejetos gerados no sistema de confinamento de ovinos de corte, alimentados com duas dietas distintas. Além disso, serão avaliadas as possibilidades de impacto ambiental relacionado ao manejo incorreto dos dejetos, assim como as possibilidades de agregação de valor econômico e ambiental quanto à aplicação da co-digestão anaeróbia. Os resultados obtidos auxiliarão na adoção de misturas que apresentem o melhor desempenho na geração de biogás e metano, assim como em maiores reduções de carga poluente durante o processo, gerando ainda um biofertilizante de alta qualidade que possa ser utilizado com segurança. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 3) . 
Integrantes: JORGE DE LUCAS JUNIOR - Integrante / Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes - Integrante / Stanley Ribeiro Centurion - Integrante / Débora Maurício Manarelli - Integrante / joão paulo rodrigues - Integrante / Laura Costa Alves de Araújo - Integrante / Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Fernando Miranda de Vargas Junior - Integrante / José Carlos da Silveira Osório - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Coordenador.
Número de orientações: 1.

2010 - Atual

Produções de biogás, biofertilizante e composto utilizando-se água residuária de abatedouro avícola nos processos de biodigestão anaeróbia e compostagem

  Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar a biodigestão anaeróbia da água residuária do abatedouro de aves, considerando-se diferentes tempos de retenção hidráulica (TRH), o uso de peneira e a adição de enzima lipolítica aos substratos, bem como a compostagem da fração sólida retida na peneira. O primeiro ensaio de biodigestão anaeróbia será dividido em duas fases: a primeira consistirá no abastecimento de biodigestores semi-contínuos, utilizando-se o material que foi peneirado ou na forma íntegra, manejados com TRH de 7, 14, 21 e 28 dias, sendo que o material retido na peneira será submetido à compostagem. Na segunda fase deste ensaio o substrato inicial será o efluente gerado na primeira fase, objetivando avaliar o potencial remanescente de produção de biogás, após os diferentes TRH. No segundo ensaio de biodigestão anaeróbia a água residuária do abatedouro de aves será submetida ao processo em biodigestores semi-contínuos manejados com 7, 14 e 21 dias de TRH e com a adição de enzima lipolítica aos substratos nas concentrações de 0; 0,05; 0,10 e 0,15% do volume. Em ambos os ensaios de biodigestão anaeróbia serão avaliados: reduções de sólidos totais (ST) e voláteis (SV), das demandas química e bioquímica de oxigênio, coliformes totais e fecais, além dos potenciais de produção de biogás e metano, bem como a caracterização química do biofertilizante. Durante a compostagem será avaliada a temperatura, redução de ST e SV, dos coliformes totais e fecais e volume, além da qualidade do composto.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: JORGE DE LUCAS JUNIOR - Integrante / Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Rodrigo Garofallo Garcia - Integrante / Arley Borges de Oliveira - Integrante / Ibiara Correia de Lima Almeida Paz - Integrante / Stanley Ribeiro Centurion - Integrante / Natália da Silva Sunada - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.

2009 - 2011

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE BIODIGESTÃO ANAERÓBIA E COMPOSTAGEM EM ÁGUA RESIDUÁRIA DE ABATEDOURO AVÍCOLA: PRODUÇÃO DE BIOGÁS, BIOFERTILIZANTE E COMPOSTO

  Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar a biodigestão anaeróbia da água residuária do abatedouro de aves, considerando-se diferentes tempos de retenção hidráulica (TRH), o uso de peneiras e adição de enzima lipolítica aos substratos, bem como a compostagem da fração sólida retida na peneira. O primeiro ensaio de biodigestão anaeróbia será dividido em duas fases: a primeira consistirá no abastecimento de biodigestores semi-contínuos, utilizando-se o material que foi peneirado ou na forma íntegra, manejados com TRH de 7, 14, 21 e 28 dias, sendo que o material retido na peneira será submetido a compostagem. Na segunda fase deste ensaio o substrato inicial será o efluente gerado na primeira fase, objetivando avaliar o potencial remanescente de produção de biogás, após os diferentes TRH. No segundo ensaio de biodigestão anaeróbia a água residuária do abatedouro de aves será submetida ao processo em biodigestores semi-contínuos manejados com 7, 14 e 21 dias de TRH e com a adição de enzima lipolítica aos substratos nas concentrações de 0; 0,05; 0,10 e 0,15% do volume. Em ambos ensaios de biodigestão anaeróbia serão avaliados: reduções de sólidos totais (ST) e voláteis (SV), das demandas química e bioquímica de oxigênio, coliformes totais e fecais, além dos potenciais de produção de biogás e metano, bem como a caracterização química do biofertilizante. Durante a compostagem será avaliada a temperatura, redução de ST e SV, dos coliformes totais e fecais e volume, além da qualidade do composto.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Rodrigo Garofallo Garcia - Integrante / Arley Borges de Oliveira - Integrante / Stanley Ribeiro Centurion - Integrante / Natália da Silva Sunada - Integrante / Romildo Marques de Farias - Integrante / Débora Maurício Manarelli - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.

2009 - 2011

COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS GERADOS NA AVICULTURA DE CORTE: CAMA DE FRANGOS E AVES MORTAS

  Descrição: Estudos de formas utilizadas no tratamento e conseqüente aproveitamento dos resíduos gerados na avicultura de corte mostram-se importantes para a preservação do meio ambiente. A intensificação dos sistemas de produção, especialmente da avicultura de corte, a fim de suprir a demanda da população por alimentos tem contribuído acentuadamente para a exploração e degradação dos recursos naturais. Com o desenvolvimento deste projeto pretende-se avaliar o sistema de compostagem no tratamento dos resíduos gerados pela avicultura de corte (carcaças e cama de frangos), observando-se o comportamento do processo desenvolvido em diferentes etapas, ao longo de um ano. Ambos os resíduos serão obtidos a partir dos diferentes lotes de criação conduzidos no Setor de Avicultura da FCA, durante um ano de acompanhamento, visando avaliar as influências da variação climática sobre o processo. Para fins experimentais, as aves mortas e a cama de frangos serão dispostas em uma composteira, em camadas, seguindo a proporção em peso 1:3, respectivamente, e adequando a umidade em torno de 50%. A mistura permanecerá na composteira por aproximadamente 45 dias, sendo que após este período o material resultante desta pré-compostagem será utilizado para formação das leiras. As leiras serão confeccionadas em pátios de compostagem, providos de forro sobre o piso e cobertura, sendo que durante o ensaio serão monitorados: a redução do número mais provável (NMP) de coliformes totais e fecais, temperatura, teores de sólidos totais e voláteis, peso, volume, e avaliados os teores de C, N, P, K, Ca, Mg e Na no início e final do processo.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: Marco Antonio Previdelli Orrico Junior - Integrante / Rodrigo Garofallo Garcia - Integrante / Arley Borges de Oliveira - Integrante / Stanley Ribeiro Centurion - Integrante / Natália da Silva Sunada - Integrante / Ana Carolina Amorim Orrico - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1.